☎ (47) 3056-3798

ECONOMIA, AUTONOMIA, SUSTENTABILIDADE E VIDA LONGA

Qualidade de vida.

 

PERGUNTAS FREQUENTES

fotovoltaica.png
energia solar duvidas.png

 

 

1. Para o sistema fotovoltaico funcionar é preciso que ele tenha baterias conectadas à rede elétrica?

Não, o sistema mais comum (on-grid) é conectado a uma rede de distribuição elétrica onde são jogadas a energia produzida tanto na rede como no relógio, registrando créditos de energia na concessionária de luz da sua cidade, que serão abatidos do valor da sua conta de luz, podendo levar a até 95% de diminuição da conta.

 

 

2. O que é micro e minigeração distribuída e qual a diferença entre elas?

Ambas compreendem a produção de energia elétrica por meio de pequenas centrais geradoras que se utilizam de fontes renováveis, assim como a solar, e são ligadas à rede de distribuição da concessionária de energia. A diferença entre cada uma delas é que a microgeração se caracteriza por uma central geradora de energia elétrica, com potência instalada menor ou igual a 75kW. Já a minigeração é uma central geradora de energia elétrica, com potência instalada superior a 75kW.

 

 

3. O que é Autoconsumo Remoto?

Esse tipo de modalidade foi criada como uma forma de ajudar as pessoas que não possuem locais com espaço ou radiação solar suficientes para a geração de energia renovável. No autoconsumo remoto o consumidor se utiliza de um terreno, uma filial ou um outro imóvel dentro da mesma área atendida pela concessionária de energia, e que tenha um espaço adequado para a construção dos painéis solares fotovoltaicos, para gerar energia e fazer a compensação dos créditos solares no imóvel que se necessita abater os valores da conta de luz. É importante também que ambos os imóveis estejam cadastrados no mesmo CPF ou CNPJ da concessionária de energia.

 

 

4. Qual o posicionamento do Brasil em relação à geração e utilização da energia solar fotovoltaica?

Mesmo tendo um grande potencial para esse tipo de energia renovável, o país gera atualmente apenas 1,6% de todo o seu potencial energético. Contudo, a expectativa é que esse cenário melhore e em breve esteja entre os 20 maiores países em geração de energia solar.

 

 

5. Com a instalação do sistema de energia solar fotovoltaica o imóvel pode valorizar?

Sim, pois com a instalação do sistema ele irá se diferenciar dos demais imóveis na hora de sua locação e revenda. Em muitos países, os imóveis que instalaram esse tipo de sistema sofreram uma valorização aproximada de 8% a 10%.

 

 

6. Como é realizado o cálculo para obter o custo para instalação do sistema de energia solar?

O consumo diário, mensal e anual de energia é dividido pela disponibilidade de radiação solar da localidade, para então encontrar a potência do sistema. A partir dessa informação, serão feitas outras análises para objetivar um projeto que viabilize o investimento financeiro.

 

 

 

VOCÊ TEM OUTRA PERGUNTA?

Clique no botão abaixo e nos chame para uma conversa!