☎ (47) 3056-3798

BLOG | FCLIMA ENERGIA SOLAR

Primeiro resort brasileiro a operar 100% com Energia Solar busca impacto ambiental zero

Como meta alcançar impacto zero no meio ambiente, o Malai Manso Resort, localizado no município de Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso, continua suas ações focadas no desenvolvimento de um turismo sustentável.

O resort foi pioneiro no Brasil a operar 100% com energia solar própria e também a ter a maior instalação instalação fotovoltaica (obtida através da conversão direta da luz do sol em eletricidade) no Mato Grosso, instalando 6.616 placas modelo Polycristalino, em operação há um ano.

 

O uso da energia solar fotovoltaica para a obtenção de energia elétrica proporciona uma geração de 350.000 KWH mensais de energia e redução da emissão de CO2. A ação é parte do projeto ECO Malai e do compromisso em atender as diretrizes do Plano Básico Ambiental. A gerência de Gestão Ambiental do resort tem como meta alcançar impacto zero no meio ambiente.

 

Outros programas já estão em operação, como reciclagem, tratamento de efluentes e preservação da fauna no estado. Segundo a gerente de Gestão Ambiental, Monaliza Sehn, a maior dificuldade foi relacionada à questão cultural em temas envolvendo a sustentabilidade. “Hoje, essa visão limitada já está mudando e o Malai Manso está um passo à frente e já se tornou referência no estado em razão das boas práticas ambientais”, observou.

 

Além da preservação da fauna local, o Malai Manso também cuida da reciclagem de papel e todo o plástico reciclável produzido. O valor arrecadado com a venda do material reciclável é revertido em benefício dos funcionários.

 

Os resíduos orgânicos descartados vão para compostagem e o adubo produzido é reutilizado no paisagismo e na produção de alimentos orgânicos na horta do Malai, que entre outras variedades produz frutas, hortaliças e plantas medicinais.

 

O complexo também inclui Estação de Tratamento de Esgoto, que remove o esgoto poluente em até 90% por meio das valas de infiltração, tratado em conformidade com os padrões exigidos pelas normas e legislações ambientais.

 

O paisagismo local é composto por mais de 4 mil espécies de árvores nativas e frutíferas escolhidas para enriquecer a beleza do resort, ter alimentos para os animais silvestres, realizar a estabilização biológica do solo e promover um clima mais agradável para realizar caminhadas e realizar atividades externas.

TEM ALGUMA DÚVIDA SOBRE O SISTEMA FOTOVOLTAICO?

Entre em contato conosco clicando no botão abaixo.