☎ (47) 3056-3798

BLOG | FCLIMA ENERGIA SOLAR

Usina Solar no Parque do Peão, em Barretos, vai entrar em operação

Após quatro meses de obra, o Parque do Peão, em Barretos (SP), acaba de implementar uma usina de energia solar e os testes devem se iniciar ainda este mês. Em uma área de 10,5 mil metros quadrados, foram instalados 2.908 geradores fotovoltaicos, que tornarão o complexo autossustentável. Com a usina funcionando totalmente, o Parque deixará de emitir para o meio ambiente mais de 100 toneladas de CO2 por ano.

O Parque do Peão é um complexo com 2 milhões de metros quadrados construído para sediar a Festa do Peão de Barretos, evento considerado o maior do gênero na América Latina. É o principal ponto turístico da cidade e por isso aberto à visitação todos os dias o ano inteiro.

 

O empreendimento foi possível graças a uma parceria realizada entre a Associação Os Independentes e as empresas do grupo CPFL Energia, CPFL Soluções e ENVO. A usina terá uma potência instalada de 986 kWp de energia solar, mais do que o suficiente para abastecer toda a necessidade do Parque. Para se ter uma ideia, essa capacidade poderia abastecer aproximadamente 640 residências com consumo mensal de 200kwh. “Projetamos o sistema de tal forma que a energia excedente, que deve ocorrer na maioria dos meses, fique como um crédito para os meses de maior consumo”, comenta Fabrício Gonçalves Moisés, consultor comercial da CPFL Soluções. O parque tem por objetivo iniciar a produção de energia na primeira quinzena de maio.

 

Para Jeronimo Luiz Muzeti, presidente de Os Independentes, esta parceria deve ser a primeira para atingir outras empresas na região. “Além da economia, somos responsáveis por colaborar com um futuro melhor cuidando do meio ambiente”, afirmou.

“Será a maior usina fotovoltaica da região, um grande marco para a região e para Os Independentes, ressaltou Hussein Gemha Junior, diretor financeiro da associação, acrescentando que o benefício para a natureza e a economia gerada compensam os investimentos.

 

A Festa do Peão de Barretos é uma festa do peão de boiadeiro que acontece todos os anos na cidade de Barretos, no estado de São Paulo, Brasil. É tradicionalmente organizada e promovida no mês de agosto pelo clube “Os Independentes”, porém este ano devido à pandemia do coronavírus a festa deve ocorrer somente em novembro. Entre as tradições presentes na festa estão, além do rodeio, shows de música sertaneja e a queima do alho.

 

Esta grande festa tem suas raízes no transporte de gado pelas estradas de terra desde as pastagens de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, passando por Barretos em direção aos frigoríficos desta cidade. Os peões das “comitivas” que levavam estas boiadas se reuniam no entardecer para brincar de montar cavalos bravos, daí então surgindo este costume. A prática do rodeio em touros, hoje muito mais dinâmica que a de cavalos, foi trazida dos Estados Unidos. No ano de 1956, na cidade de Barretos, localizada no interior do estado de São Paulo, um grupo de rapazes solteiros realizaram a primeira Festa do Peão de Boiadeiro que se tem notícia. Desde essa época, esta grande festa ficou conhecida internacionalmente pela sua gigantesca estrutura e alta qualidade dos peões, cavalos e touros que ali se apresentam.

 

Fonte: https://is.gd/sBb7lH

TEM ALGUMA DÚVIDA SOBRE O SISTEMA FOTOVOLTAICO?

Entre em contato conosco clicando no botão abaixo.